Tecnologia permite aparelhos funcionarem sem bateria

Sem Bateria

Um novo sistema de comunicação sem fio faz com que dispositivos eletrônicos funcionem sem depender de baterias. A técnica, batizada de “ambient backscatter”, faz com que os aparelhos captem sinais de televisão e rádio – que nos rodeiam o tempo todo – e converta-os em energia elétrica. A novidade funciona sozinha, dispensando qualquer tipo de intervenção.

A inovação promete dar um passo rumo à concretização da “internet das coisas” e ainda pode se tornar essencial para o sucesso das chamadas “tecnologias vestíveis”, como relógios inteligentes. A pesquisa foi divulgada em conferência em Hong Kong. Os desenvolvedores afirmam que já testaram a tecnologia com protótipos do tamanho de um cartão de crédito e obtiveram relativo sucesso.

O PROBLEMA É:

A Universidade de Washington, nos EUA, se proclama descobridora da tecnologia. Mas o fato é que essa tecnologia foi descoberta há mais de 70 anos, pelo gênio Nikola Tesla, mas os gananciosos da época ,conseguiram inviabilizar tal projeto,pois tinham interesse no lucro da transmissão cabeada. Há mais de 20 anos atrás, já era utilizado o Rádio de Galena (ver detalhes) , um aparelho receptor de AM que funcionava sem bateria, utilizando energia captada pela própria antena.

Dizer que a Universidade de Washington esteja aperfeiçoando a tecnologia, é uma coisa.  Agora, quererem dizer que a inventaram, é muita cara de pau!  Nikola Tescla deve estar se retorcendo no túmulo.  Se quiser aprender mais sobre Nikola Tesla, (clique aqui)

Site dos cara de pau: http://abc.cs.washington.edu/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários